O que acontece se eu não registrar minha marca?

Registro de marca é só para empresas grandes?

Você sabe o que acontece se você não registrar a sua marca? Fique ciente de todas as implicações e se antecipe o quanto antes! Quando você não faz o registro de sua marca ou patente é necessário ficar sempre de olho. Nunca se sabe quando um concorrente, sem pensar ou por má fé, pode acabar registrando a sua marca. 

Um dos maiores riscos de não ter sua marca registrada é a sua empresa usar uma marca que já está registrada por terceiros ou alguém fazer o uso da sua ideia. Dessa forma,  o uso não autorizado da mesma pode levar a diversos processos judiciais, tendo como consequência o pagamento de altas indenizações e a necessidade de mudar o nome da sua empresa.

A Lei da Propriedade Industrial (Lei 9.279/96) define que a pessoa/empresa que registrar primeiro uma marca terá direito ao uso exclusivo da mesma em todo o território nacional. Ou seja, mesmo que sua empresa opere há anos no Brasil com um nome não registrado, a partir do momento que um terceiro faça o registro, ele terá o direito sobre essa marca. Com isso, você será obrigado a parar de usar o nome de sua empresa, impactando diretamente o seu negócio.

REGISTRANDO A SUA MARCA VOCÊ EVITA:

  1. PERDER O DIREITO DE USO

Uma vez que sua marca está registrada, somente você e sua empresa podem usá-la e você evita de ter que mudar o nome e logo caso alguém venha a usar a sua ideia.

  1. JOGAR O SEU DINHEIRO FORA

Sabemos que a  marca é o elo de ligação entre os consumidores e sua empresa. Dessa forma, é muito comum investir em marketing, propaganda, branding, materiais de divulgação, anúncios online, etc. Ou seja, muito tempo e capital são gastos para criar uma marca forte e reconhecida no mercado.

  1. 3INFRINGIR MARCAS DE OUTRAS EMPRESAS

Durante o processo de registro, o primeiro passo é realizar uma busca para encontrar marcas que sejam muito parecidas com a que você deseja registrar. Caso sejam encontradas marcas similares nessa busca, você será instruído a escolher outro nome para sua empresa, evitando infrações. Ou seja, se você tem sua marca registrada, você evita também de prejudicar outro empreendedor.

Saiba que a sua ideia em si não é passível de registro, e nem de proteção! Ter uma Ideia é patrimônio da humanidade. Para que se tenha alguma proteção é necessário materializar e tangibilizar essa ideia. Pode ser através de uma marca, de uma patente, ou até mesmo de um direito autoral. Não perca seu tempo e registre logo a sua marca, assim você possuirá garantias contra seu uso indevido, além de proteger sua empresa contra atos de má fé!

A Bluebrandz é uma empresa que deseja ajudar empreendedores, além de conteúdo como este também ajudamos você consultando sua marca gratuitamente. Clique no botão abaixo e veja se sua marca está disponível ou se alguém já registrou ela.

Veja também:

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades!

Compartilhar: