Marca X Patente: Você sabe qual a diferença?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Tire todas as suas dúvidas e descubra como distinguir os termos mais famosos do meio empresarial! 

Uma das dúvidas mais frequentes no meio empresarial é sobre a diferença entre o significado dos termos marca e patente. Visto isso, resolvemos trazer pra você com clareza o que cada uma dessas palavras significa para o meio empresarial, assim, você ficará por dentro e não terá mais dúvidas. 

No entanto, podemos afirmar que ambos os termos são relacionados a atividades empresariais e tem como propósito proteger o seu negócio com relação aos seus conteúdos criativos, dessa forma, se você administra uma empresa, é indispensável que tenha um conhecimento básico sobre o que são esses conceitos. 

O que é uma marca? 

A marca é a alma de um produto, ela pode ser composta por uma identidade visual, uma cor, um formato ou um símbolo que a diferencia de qualquer outra que esteja no mercado, dessa forma, entendemos como marca aquilo que caracteriza um produto ou serviço. 

Contudo, a marca é vital para estabelecer uma conexão mais do que importante entre as empresas e o consumidor, como um laço. Dessa forma, imagine que sempre que alguém detectar o elemento ou um sinal análogo a sua marca lembrará imediatamente do seu negócio ou produto, mas para isso valer, você precisa registrar ela. 

Registro de marca 

O registro de marca significa que você vai proteger e evitar que sua empresa encontre outros nomes ou logotipos iguais ou semelhantes no mercado. Se você já pensou na marca, precisa então garantir que não existirão cópias dela por aí, e para isso, você deverá fazer o registro da mesma! 

O registro é o que formaliza a proteção do negócio e a propriedade sobre uma determinada marca. 

Patente: 

Agora que você entendeu mais sobre o que é uma marca e o registro da mesma, vamos falar sobre a patente. A patente é um título de propriedade que se dá a uma invenção ou modelo de utilidade. Portanto, não tem nada a ver com uma marca, diferente do que muitos pensam.

Uma invenção, por sua vez, para ser patenteada precisa reunir 3 requisitos: novidade, atividade inventiva e aplicação industrial. Assim, a patente é diferente da marca, pois protege outro tipo de propriedade intelectual de um empresário. 

Diferenças entre marca x patente 

Conforme visto acima, a patente pode ser definida como um prova por meio do qual o Estado reconhece alguém como inventor, fundador, ou aperfeiçoador de um produto ou de um processo de fabricação, conferindo, ainda, todos os direitos de propriedade e de exclusividade para uso. Dessa forma, a maior diferença entre a marca e a patente é que a marca registrada é um símbolo que identifica e diferencia um produto ou serviço e a patente pode ser apenas uma invenção e envolve um conceito mais inovador. 

Atualmente, a proteção às marcas e patentes no Brasil é regulada pela Lei nº 9.279/96, a chamada Lei de Propriedade Industrial e quem cuida do registro de marcas e concessão de patentes é uma autarquia federal: o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Comente

Veja também