Você sabe a diferença entre ™ E Ⓡ ?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Em certos logotipos aparece o símbolo ™ ou Ⓡ, você sabe o que significam?

Se você já parou durante as compras para reparar os nomes das marcas de alguns produtos, já deve ter percebido esses dois símbolos:  ™ e  Ⓡ. Se você ficou curioso alguma vez para entender o que são esses símbolos. Vamos explicar pra você agora.

O que significa o símbolo TM?

O ™ significa Trademark (marca comercial). Ele é utilizado normalmente no exterior. Assim como o “R” de registro, utilizado em território brasileiro, o símbolo tem a função de identificar uma marca que esteja certificada e possa garantir seus direitos caso alguém esteja utilizando-a indevidamente. 

Imagine só se o Mc Donald’s não estivesse protegido? Qualquer um poderia usar a marca e vender hambúrgueres por aí com o mesmo logotipo, sem precisar pagar indenização à verdadeira marca, criada nos Estados Unidos em 1955. 

Mas isso não acontece por um único motivo: MC Donald’s é uma marca registrada em vários países e ninguém pode utilizar o nome ou o logotipo de forma indevida, sem autorização. 

Qual a diferença entre o símbolo ™ e o  Ⓡ?

O  Ⓡ que fica no cantinho dos logotipos dá significado ao registro de marca no Brasil.  Essa proteção é realizada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). 

O registro de marca não serve apenas para grandes empresas, como o Mc Donald’s. A partir do momento que se tem o certificado de registro em mãos, qualquer empreendedor já pode colocar o “R” no cantinho de sua identidade visual. 

Ter esse símbolo traz benefícios como:

  • credibilidade
  • exclusividade
  • propriedade da marca
  • franquear o negócio
  • licenciar os produtos existentes 

As etapas do processo de registro de marca são feitas no próprio site do INPI. Todas devem ser acompanhadas minuciosamente, pois se deixar passar qualquer detalhe pode acabar tendo a marca recusada e terá que começar novamente. 

 

Comente

Veja também